Apresenta-se de forma interdisciplinar conteúdos relacionados com a cosmovisão, ancestralidade, circularidade e ludicidade de povos indígenas, africanos e afrodescendentes. Aborda-se de maneira lúdica e sensorial a presença geográfica de povos indígenas no Brasil e a partir das características desses povos e culturas, é traçado um diálogo por meio de textos, imagens e exercícios contemplando as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Arte; bem como é contemplado o desenvolvimento psicomotor, lúdico e de estudo dos gêneros e classificações de linguagem para os estudantes desta fase.
O livro é apresentado de forma interdisciplinar e aborda todos os conteúdos relacionados com a cosmovisão, ancestralidade, circularidade e ludicidade de povos indígenas, africanos e afrodescendentes. Para o segundo ano, focasse na diversidade étnica dos povos indígenas e africanos, assim como a diversidade de todos os povos negros do Brasil. Apresenta os múltiplos grupos sociais e todos os costumes adversos. Estimula-se a percepção da imersão de palavras de origem africana e indígena em nosso vocabulário. Aborda-se também a relação intrínseca desses povos com a natureza, demonstrando e incentivando o cuidado com meio ambiente e preservação. A partir das disciplinas de Língua Portuguesa, História, Geografia e Arte, é contemplado o propósito de desenvolver estudos de ética e literatura.
Apresenta-se de forma interdisciplinar conteúdos relacionados com a cosmovisão, ancestralidade, circularidade e ludicidade de povos europeus, povos indígenas, africanos e afrodescendentes. No terceiro ano focasse nos estudos da história do Brasil. Aqui se relata sobre a chegada dos portugueses e as relações entre o povo europeu e o povo indígena. Apresenta as principais questões estudadas sobre a colonização portuguesa, assim como o início da era do tráfico negreiro. Relata a a história da escravidão; bem como o estudo dos quilombos e personagens ícones destes povos. Disciplinas contempladas são a Arte, Educação Física, História, Geografia e a Língua Portuguesa, com base em literatura.
Apresenta-se de forma interdisciplinar conteúdos relacionados com a cosmovisão, ancestralidade, circularidade e ludicidade de povos europeus, povos indígenas, africanos e afrodescendentes. No quarto ano focasse nas reflexões em torno da resistência do povo africano e indígena, assim como traz estudos sobre a formação dos grupos e comunidades atuantes no Brasil. Apresenta as diversas culturas trazidas por estes povos como a capoeira, o samba, os artesanatos indígenas, entre outros. Aborda-se sobre os termos criados no decorrer do encontro destes povos os e conceitos utilizados para manifestações de racismo em nossa sociedade. As disciplinas contempladas são Língua Portuguesa, História, Geografia e Arte, contemplando os conteúdos de ética e literatura.
Apresenta-se de forma interdisciplinar conteúdos relacionados com a cosmovisão, ancestralidade, circularidade e ludicidade da miscigenação de todos os povos reunidos no Brasil. Trabalha-se a interseccionalidade focando as questões sociais, culturais, de identidade, etnia e raça. Apresenta a reflexão das diversas opressões vividas na história e contempla o estudo da ancestralidade apresentada na cultura de cada grupo social. As disciplinas contempladas são Língua Portuguesa, História, Geografia e Arte.